Há um tempo venho observando e pensando sobre o assunto; como um salão de beleza produz lixo!! Vocês já repararam? Não?! Pois deveriam...
E até onde minha ignorância permite saber, muito pouco deste lixo pode ser reciclável. E nem faço idéia quanto pode ser o impacto ambiental !
O mercado da beleza cresce aceleradamente e cresce também o volume de resíduos que o setor produz.
Investem milhões (acho que alcança os bilhões) em pesquisas de princípios ativos, design de embalagens, técnicas de marketing, etc..
Salões de beleza e clínicas de estética estão se multiplicando e junto a preocupação com as doenças como AIDS e Hepatite "B e C". Sendo assim, beleza pertence à área da saúde, com normas determinadas pela ANVISA e vistoriadas pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
O setor investe na bio-segurança, fazendo uso principalmente dos materiais descartáveis e esterilizáveis. Como diz minha filha: -Muito exelente!!! E quanto investem nos resíduos que produz??
Os salões de beleza não fazem descarte seletivo; talvez porque não há coleta seletiva! Só para clínicas de estética há coleta como lixo hospitalar e provavelmente em bem poucas.
Começei a listar os resíduos que um salão de beleza produz, após produzir a SUA beleza e fiquei de "bobis" de ver o quanto meu trabalho faz parte deste processo poluente.
- algodão com resíduos de produtos
químicos e contaminados com sangue
- luva descartável
- lençol, toalha e lenço de papel
- espátula e palito de madeira
- lixa de unha
- vestuário descartável (touca, calcinha, top, máscara, avental, etc.
- papel alumínio, papel filme
- capas plásticas
- ceras depilatórias
- invólucros de manicure
- embalagens : tubos de tinta, de cera depilatória, de escova progressiva (formol) e outros produtos químicos, vidros de esmaltes, cremes, shampoos, óleos, loções e por aí vai...
Atitudes? Que elas venham!!!
Da indústria, das entidades públicas, dos profissionais da área, de você!!
- capas plásticas
- ceras depilatórias
- invólucros de manicure
- embalagens : tubos de tinta, de cera depilatória, de escova progressiva (formol) e outros produtos químicos, vidros de esmaltes, cremes, shampoos, óleos, loções e por aí vai...
Atitudes? Que elas venham!!!
Da indústria, das entidades públicas, dos profissionais da área, de você!!
Nossaaaaaaaaaaaaaa!!!:O
ResponderExcluirNina,eu nunca tinha parado para pensar sobre isso,
gostei muito da sua iniciativa de nos informar sobre esse assunto.Muito interessante!!!
Valeu:)
Ass: Nayara:)
Muito boa e importante essa reflexão que você propõe, Nina. O que será que podemos fazer para mudar essa situação?
ResponderExcluirO blog está muito bacana, parabéns!!
Bj!
COMO FAÇO PARA QUE O LIXO PERFURO CORTANTE DE CLINICA DE ESTETICA SEJA COLETADO POR SERVIÇO SELETIVO?
ResponderExcluirProcure a secretaria de saúde do seu município. Infelismentes poucos fazem este serviço de coleta e quando o fazem, é cobrado uma taxa conforme a legislação municipal. Boa sorte!!
ResponderExcluirParabens! sou profissional da beleza ha 10 anos e pouco se ve o interesse sobre este assunto precisamos de medidas o mais rapido .
ResponderExcluirNina obrigado voce deu uma ajuda em um trabalho que estou fazendo sobre impacto ambiental no tempo moderno e sustentabilidade.
ResponderExcluirVoce sabia que ja existe recursos renovaveis para salao ?
entao existe sim com filtros nos lavatorios para despejarem agua sem residuo de quimica e tambem tecnicas de mechas sem o uso de papel aluminio como por exemplo um sistema altamente eco-sustentavel o rolmechecolor